Empresa

VÍDEO INSTITUCIONAL

Histórico

A empresa J. Marcon Indústria e Comércio de Móveis Ltda teve um início modesto nos anos 50, quando João Marcon fabricava artesanalmente um único modelo de cadeira com assento de palha e a produção era de 700 unidades em um mês.

 

A partir da década de 80, os filhos do Sr. João Marcon assumiram a administração da empresa, dando partida a uma diversificação na linha de produtos, iniciando assim uma nova fase de crescimento.

 

Nos anos 90, houve uma mudança significativa para a J. Marcon, que passou a almejar novos mercados. A empresa focou suas ações na produção de cadeiras e mesas para cozinhas e salas de jantar, que já faziam sucesso nas redes de lojas especializadas no estado do Rio Grande do Sul. A J. Marcon participou de feiras nacionais e internacionais, tornando a marca conhecida em todo o país e também no exterior. Neste período, o Sr. Ricardo Marcon, filho de João, assumiu a empresa após a divisão da sociedade entre os irmãos, tornando-se sócio majoritário.

 

O início do século XXI representou a chegada da terceira geração da família Marcon à empresa. Os filhos de Ricardo Marcon hoje contribuem para tornar os produtos ainda mais funcionais, ergonômicos e duráveis, sem perder a beleza e a originalidade no design. Além disso, a nova geração tem o compromisso de gerir a empresa com sustentabilidade: todos os móveis da J. Marcon são produzidos com 100% de madeira oriunda de reflorestamento e com matérias-primas renováveis, sempre que possível.

 

Do início modesto nas mãos do avô ao posto de empresa que é referência na linha de salas de jantar em todo o mercado brasileiro, hoje a J. Marcon vai além das fronteiras, tornando-se uma marca conceituada em vários países da América Latina e da Europa.

Missão

Oferecer soluções para diversos ambientes, com produtos de qualidade e ergonomia buscando a satisfação de seus clientes e colaboradores.

Visão

Ser referência na produção de móveis, preservando o meio ambiente, com foco no cliente.

Responsabilidades

A J.Marcon, desde sua fundação, investe para melhorar o contexto do trabalho (condições, organização e relações sócio-profissionais). As condições de trabalho são foco de constantes investimentos para a promoção do bem-estar dos funcionários, tanto em treinamentos individuais e coletivos como em espaço físico e automação e modernização de equipamentos. A qualidade nas relações sócio-profissionais sempre foi o diferencial da empresa, mantendo assim, sua característica cultural de respeito ao ser humano.

 

Também é evidenciada a responsabilidade social nas ações de contribuições com organizações não governamentais (APAE e Projeto Wida) e entidades municipais e regionais, demonstrando o cuidado da empresa com a sociedade e o bem-estar da comunidade.

 

A responsabilidade com a sociedade é uma preocupação que sempre esteve presente nas decisões da empresa. O gerenciamento das questões ambientais é realizado de maneira que haja sustentabilidade. Hoje, a empresa trabalha somente com fornecedores que utilizam matérias-primas de procedência. Além disso, todo o refugo gerado nos processos produtivos possui seu correto descarte de acordo com normas ambientais, de modo que, grande parte possa ser reutilizada.

 

Linha do tempo

  • Das mãos habilidosas e dos ideais do Sr. João Marcon surgia na década de 50 a J.Marcon.

  • Com um início modesto, instalada em um galpão de madeira, fabricava apenas um modelo de cadeira, onde mensalmente a produção não ultrapassava a marca de 700 unidades.

  • Neste ano ocorreu a demolição do galpão antigo para a construção de uma nova sede.

  • Quando os filhos Ricardo e Rogério assumiram a administração da empresa, em meados de 1988, deu-se início uma produção de móveis diversificada.

  • Buscando alcançar novos mercados a empresa iniciou a participação em feiras, pela primeira vez na feira Movelsul na cidade de Bento Gonçalves - RS.

  • Expandindo a marca para o exterior, a empresa iniciou suas exportações, realizando o primeiro carregamento para o Uruguai.

  • Iniciou-se uma parceria com empresas do ramo de móveis modulados, onde os produtos J.Marcon passaram a complementar os ambientes destas lojas/marcas.

  • Com o aumento das vendas, viu-se a necessidade de ampliação do parque fabril, foi quando a empresa adquiriu um terreno com 45.500m².

  • A empresa realizou sua primeira exportação para o continente Europeu, enviando os produtos para a Espanha.

  • Cinco anos após a aquisição do novo terreno, a J.Marcon deu início as obras de construção do seu novo parque fabril.

  • Chegada a terceira geração da família Marcon. Leonardo em 2005, o qual em 2009 passou a gerir o setor comercial, mesmo ano em que Eduardo iniciou suas atividades na J. Marcon.

  • A J. Marcon inovou na forma de reunir seus representantes, realizando um encontro da marca dentro da linha de produção, com o intuito de fortalecer os laços e aprimorar as vendas.

  • Buscando a diferenciação da marca e a constante evolução no mercado, a J.Marcon alterou a sua logomarca agregando a ela um visual moderno e clean.

  • A empresa expôs seus produtos na Movelsul Brasil, em Bento Gonçalves, que nesse ano completou a sua 20ª Edição. Nessa feira, foi lançada uma linha de produtos inovadora com design diferenciado da linha de produtos fabricados pela empresa até então.

  • Neste ano foi concluída a última etapa do projeto de ampliação do parque fabril. Também pode-se citar como importantes acontecimentos para a empresa, a participação na CASACOR – ES e na feira ABIMAD – SP.

J. Marcon Móveis | 2016 | Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por: